Disco rígido

Disco rígido ou disco duro, popularmente chamado também de HD (derivação de HDD do inglês hard disk drive), "memória de massa" ou "memória secundária", é a parte do computador onde são armazenados os dados. O disco rígido é uma memória não volátil, ou seja, as informações não são perdidas quando o computador é desligado, sendo considerado o principal meio de armazenamento de dados em massa. Por ser uma memória não volátil, é um sistema necessário para se ter um meio de executar novamente programas e carregar arquivos contendo os dados inseridos anteriormente quando ligamos o computador. Nos sistemas operativos mais recentes, ele é também utilizado para expandir a memória RAM, através da gestão de memória virtual. Há vários tipos de interfaces para discos rígidos diferentes: IDE/ATASerial ATASCSIFibre channelSAS. 


Capacidade do disco rígido

A capacidade de um disco rígido atualmente disponível no mercado para uso doméstico/comercial varia de 80 a 8000 GB, assim como aqueles disponíveis para empresas e grandes servidores, de mais de 8 TB. O HD evoluiu muito. Os mais antigos e mais simples possuíam 5 MB (aproximadamente 4 disquetes de 3 1/2 HD), sendo aumentada para 30 MB com a chegada dos sistemas baseados em processamento de gráficos; em seguida para 500 MB (25 anos atrás), com a popularização do uso do computador para reprodução de mídias digitais, tais como fotos de baixa resolução e musicas no formato mid e wav; e uns 5 anos mais tarde, Hds de 1 à 3 GB, com a alta popularização do windows 95 e 98. Em seguida, no início dos anos 2000, lançou-se HDs de 10 à 80 GB, devido a demanda que os novos sistemas operacionais e todo um novo nicho conectado a internet, necessitava para compartilhamento e armazenamento de vídeos, jogos, músicas e imagens. Posteriormente, devido essa crescente demanda por armazenamento e o desenvolvimento exponencial dessa tecnologia, surgiam no mercado peças de alta capacidade, contendo vários pratos de dezenas de gigas numa mesma estrutura. Esses modelos de HD de alta quantidade de armazenamento se popularizaram bastante, até chegar nos atuais HDs dos mais variados tamanhos ultrapassando até os incríveis 8 terabytes em modelos topo de linha.

No entanto, as indústrias consideram 1 GB = bytes, pois no Sistema Internacional de Unidades(SI), que trabalha com potências de dez, o prefixo giga quer dizer ou (bilhões), enquanto os sistemas operacionais consideram 1 GB = bytes, já que os computadores trabalham com potências de dois e 1024 é a potência de dois mais próxima de mil. Isto causa uma certa disparidade entre o tamanho informado na compra do HD e o tamanho considerado pelo Sistema Operacional, conforme mostrado na tabela abaixo. Além disso, outro fator que pode deixar a capacidade do disco menor do que o anunciado é a formatação de baixo nível (formatação física) com que o disco sai de fábrica.


Todos os valores acima são aproximações
Toda a vez que um HD é formatado, uma pequena quantidade de espaço é marcada como utilizada, podendo ser (dependendo do suporte do sistema de arquivos) pelo log do Journaling, mapa de clusters livres, etc.


Mensagens populares deste blogue

Placa de rede

Dissipador de calor

Webcam